Planos de Aulas de Geografia - Antiga 7ª série - Atual 8º ano


Projeto a ser desenvolvido durante o ano

Estudo sobre as Américas: Durante os bimestres, em grupos, os alunos desenvolverão em estudo sobre os países americanos, no que se refere aos aspectos físicos, demográficos, políticos e econômicos, com mapas coloridos, legendados e comentados sobre cada um dos aspectos citados. As atividades deverão ter uma capa criativa, na forma de um cartaz de propaganda vendendo a região estudada, uma introdução explicando a atividade, e uma conclusão sobre o que entendeu do assunto, com um mínimo de 20 linhas cada.
1º Bimestre – América Anglo-Saxônica
2º Bimestre – América Platina
3º Bimestre – América Andina
4º Bimestre – América Central e México


Revisão do conteúdo da 6ª série

Atividade 1 – Revisão do conteúdo da 6ª série
1 – Produzir um texto, na forma de um diário de viagem, sobre as regiões brasileiras, utilizando a terminologia correta. (mínimo de 35 linhas)
2 – Confeccionar um mapa do Brasil Regional com a divisão política, traçando o roteiro de sua viagem.
3 – Complete o quadro abaixo:
Região __________  
Características do relevo:_____________________________________________________
Principais rios:_____________________________________________________________
Clima:____________________________________________________________________
Vegetação:________________________________________________________________
Principais cidades:__________________________________________________________
Principais recursos minerais:__________________________________________________
Principais indústrias:________________________________________________________



Capítulo 1 – O espaço geográfico e a sociedade

Opção 1
Atividade 1 – Espaço geográfico e cidadania
1 – Copiar e responder:
a) Sabendo que os principais serviços públicos são: saneamento básico (abastecimento de água e esgoto), energia elétrica (no interior das residências e iluminação pública), telefonia (no interior das residências e pública), coleta de lixo, pavimentação das ruas, segurança pública, transportes públicos, saúde, educação e lazer. Os seus bairros são servidos por estes serviços públicos? Quais?
b) Todos os moradores dos bairros têm acesso a esses serviços? Explique.
c) Qual a qualidade desses serviços? Explique.
d) O que poderia ser feito para melhorar a infra-estrutura do lugar onde você vive?
e) Quais são as nossas responsabilidades quando utilizamos os serviços públicos? (3)
f) Os governantes sempre investem no que é mais necessário à população? Explique.
g) Os investimentos públicos procuram atender à parcela mais necessitada da população ou beneficiaram a quem menos precisa? Explique.
h) A população é consultada antes dos investimentos públicos serem realizados? Explique.
i) Há outras necessidades locais mais importantes em que os investimentos públicos poderiam ter sido aplicados? Explique.
2 – Ler o trecho da Constituição brasileira (página 12) e responda os questionamentos da página 12.
3 – Comentar sobre o IDH e suas variáveis.
4 – Organizar um perfil de 2 bairros de Pouso Alegre, um de alto e o outro com médio desenvolvimento humano, tendo por base o IDH e suas variáveis.
4 – Produzir uma maquete de uma cidade com um IDH alto, observando a escala das casas, ruas, etc; e levando em conta os seguintes aspectos: água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, telefonia, transporte coletivo, educação, saúde, segurança, coleta de lixo e lazer.
5 – Conclusão
     Produzir um texto, com um mínimo de 20 linhas, com as suas conclusões, após a leitura do texto “O que é democracia”, páginas 37 e 38 e das idéias contidas nas respostas das questões 1 e 2 da página 38.

Atividade 2 – O desenvolvimento humano no Brasil e no mundo
1 – Defina os termos abaixo e diga qual a sua situação no Brasil e no mundo: crescimento vegetativo, pirâmide de idades, migrações, desemprego conjuntural, desemprego estrutural, subemprego, trabalho infantil. (página 18 a 36).
Ex: a) Crescimento Vegetativo
      - definição:
      - situação no Brasil:
      - situação no mundo:
OBS: os itens desemprego, subemprego e trabalho infantil, não é necessário dizer sobre a situação no mundo, pois o livro não traz informações.
2 – Crie 5 personagens e caracterize-os física, psicológica e profissionalmente. Com estes personagens produza uma história, onde eles vivam situações em que apareçam: crescimento vegetativo alto e baixo, planejamento familiar, dois tipos de pirâmides de idades (países ricos e pobres), migrações internas e externas, desemprego conjuntural e estrutural, subemprego, trabalho infantil e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). No final da história vocês deverão resolver as situações vividas pelos personagens.

Opção 2
Atividade 1 – Espaço geográfico e cidadania
1 – Copiar e responder:
a) Sabendo que os principais serviços públicos são: saneamento básico (abastecimento de água e esgoto), energia elétrica (no interior das residências e iluminação pública), telefonia (no interior das residências e pública), coleta de lixo, pavimentação das ruas, segurança pública, transportes públicos, saúde, educação e lazer. Os seus bairros são servidos por estes serviços públicos? Quais?
b) Todos os moradores dos bairros têm acesso a esses serviços? Explique.
c) Qual a qualidade desses serviços? Explique.
d) O que poderia ser feito para melhorar a infra-estrutura do lugar onde você vive?
e) Quais são as nossas responsabilidades quando utilizamos os serviços públicos? (3)
f) Os governantes sempre investem no que é mais necessário à população? Explique.
g) Os investimentos públicos procuram atender à parcela mais necessitada da população ou beneficiaram a quem menos precisa? Explique.
h) A população é consultada antes dos investimentos públicos serem realizados? Explique.
i) Há outras necessidades locais mais importantes em que os investimentos públicos poderiam ter sido aplicados? Explique.
2 – Cartografia
a) Copiar no caderno o mapa de seu bairro e seus arredores.
b) Localizar no bairro, utilizando legendas:
_ a parte central do bairro,
_ os serviços públicos existentes,
_ os locais onde foram feitos os últimos investimentos públicos nos bairros,
_ os locais carentes de serviços públicos,
_ a sua rua e as ruas principais.
OBS: não se esqueça de colocar nome nos mapas.

Atividade 2 – Estudo do Índice do Desenvolvimento Humano - IDH
A – O IDH (página 12)
01 – O que é o IDH?
02 – Quais as 3 variáveis básicas para uma boa qualidade de vida?
03 – O IDH é um indicador perfeito, isto é, um local com alto IDH, é realmente um lugar sem problemas? Explique.
_ Copie e responda as questões 1, 2, 3 e 4 da página 17, renumerando-as, 04, 05, 06 e 07.
08 – O que é crescimento vegetativo?
09 – Copie o título dos gráficos das páginas 18 e 19 e escreva o que cada um nos mostra.
10 – Leia os 2 “Reflita e responda” da página 19 e produza um pequeno texto, respondendo a seus questionamentos.
11 – Observe a tabela da página 20 e tire uma conclusão.
12 – O que é planejamento familiar?
_ Copie e responda as questões 1, 2 e 3 da página 21, renumerando-as, 13, 14 e 15.
16 – O que são pirâmides de idade?
17 – Analise 3 pirâmides de idade diferentes (página 23 e 24), identifique o país e tire 1 conclusão de cada.
B – Migrações, emprego e trabalho infantil
01 – O que são migrações, imigração e emigração?
02 – Comente o “Reflita e responda” da página 25.
03 – Analise o mapa da página 25 e tire 3 conclusões.
04 – Copie e responda o “Reflita e responda” da página 26.
05 – Observe os mapas e a tabela das páginas 26 e 27 e tire 3 conclusões.
06 – Observe os mapas da página 28 e tire 2 conclusões.
_ Copie e responda as questões da página 28, renumerando-as, 07 e 08.
09 – Defina:
a) Desemprego conjuntural
b) Desemprego estrutural
c) Subemprego
_ Copie e responda as questões da página 29, renumerando-as, 10, 11 e 12.
13 – Analise o gráfico da página 30 e os mapas das páginas 31 e tire 2 conclusões de cada.
_ Copie e responda as questões da página 31, renumerando-as, 14, 15 e 16, se necessário pesquise.
_ Copie e responda as questões da página 33, renumerando-as, 17, 18, 19 e 20.
21 – Leia o trecho do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) das páginas 34, 35 e 36 e responda o “Reflita e responda” da página 36.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A organização do espaço geográfico pode oferecer oportunidades ou agravar os processos sócio-econômicos de exclusão social.
  • Os serviços públicos de educação, saúde, saneamento básico, coleta de lixo, lazer, etc são pagos por todos os cidadãos através dos impostos.
  • Caso fosse bem administrada pelos governos municipais, estaduais e federal, a carga tributária brasileira (cerca de 32% do PIB) permitiria uma oferta ampla e eficiente de serviços públicos.
  • Proporcionar acesso público e gratuito a serviços eficientes e de boa qualidade de educação e saúde é uma obrigação constitucional dos governos.
  • O IDH é uma medida da qualidade média de vida da população que considera três variáveis: educação, saúde e renda.
  • O desenvolvimento humano possui muitas outras variáveis que não são consideradas no IDH.
  • Os estados brasileiros apresentam grandes contrastes de IDH.
  • O IDH brasileiro vem melhorando nas últimas décadas.
  • O crescimento vegetativo brasileiro diminuiu bastante nas ultimas décadas.
  • A mortalidade infantil brasileira ainda é elevada e reflete as condições de vida da população.
  • O planejamento familiar é a possibilidade de as pessoas controlarem o número de filhos que terão.
  • A pirâmide de idades é um gráfico com dados sobre o número de habitantes, idade e sexo; e pode ser utilizado para o planejamento público e privado. Ex: necessidade de vagas em escolas, leitos hospitalares, sistemas de aposentadorias, etc.
  • A exploração do trabalho infantil compromete o direito à infância e é proibido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
  • O desemprego poder ser de ordem estrutural ou conjuntural.
  • O subemprego não permite que as pessoas planejem o seu futuro, deixando-as à margem dos direitos sociais do trabalho.
  • As migrações estão associadas a causas econômicas, políticas, ambientais, religiosas, etc.
  • O êxodo rural tem reflexos nos índices de urbanização.
  • Devemos valorizar a democracia e a importância da participação popular nos respeito aos nosso direitos.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 2 – As cidades e a cidadania

Atividade 1 – As cidades e a cidadania
1 – Desenhar e colorir os 43 parágrafos, representando a idéia mais importante. Explique-o com uma única frase.
2 – Copie e responda as 29 questões propostas, intercalando-as aos desenhos.
3 – Unindo as idéias contidas nas frases, nos desenhos e nas respostas das questões, produza um texto com um mínimo de 40 linhas. Dê um título criativo.

Atividade final
No final deste capítulo você deve ter aprendido que:
  • As cidades têm diferentes funções urbanas: industrial, comercial, político-administrativa, universitária, religiosa, militar, etc, que podem predominar em determinado momento histórico.
  • A polarização estabelece-se em diferentes escalas: local, regional, nacional e mundial.
  • A rede urbana é um sistema de cidades organizadas num território.
  • As metrópoles são conjuntos de cidades conurbadas.
  • As megalópoles estruturam-se a partir da conurbação de duas ou mais metrópoles.
  • Atualmente, algumas cidades médias crescem mais que do que as metrópoles.
  • A malha (ou mancha) urbana é a organização interna das cidades com ruas, casas, comércio, etc; e pode ser organizada ou desorganizada.
  • A malha urbana pode estabelecer condições de convívio ou exclusão de seus habitantes, é o caso de Brasília.
  • O zoneamento urbano tem por objetivo organizar o uso do solo do município, e é obrigatório nas cidades com mais de 20 mil habitantes.
  • A oferta de serviços públicos relaciona-se com os direitos de cidadania.
  • Devemos perceber que a carência de infra-estrutura nos bairros pobres é resultado de um processo histórico de exclusão, que só a ação governamental e a participação da comunidade pode acabar.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 3 – Comunicação, espaço geográfico e cidadania

Atividade 1 – Comunicação, espaço geográfico e cidadania
1 – Com a revista recebida, procurar propagandas que você acredita que além do produto, venda também idéias, e:
a) Identifique o produto e a propaganda.
b) Identifique a idéia vendida.
c) Explique a associação criada pelo publicitário entre o produto e a idéia. (mínimo de 7 linhas)
d) Explique o que o publicitário esconde.
2 – Responda após a leitura do texto das páginas 59 a 70.
a) Comente sobre a importância das comunicações em nosso dia-a-dia (pág 59 a 60).
b) Comente sobre como a televisão e a publicidade (atividade 1), interferem em nosso dia-a-dia (página 60 a 65).
c) O atual modelo das telecomunicações favorece a integração do território brasileiro? Justifique (página 65 a 67).
d) Comente sobre como a expansão da internet influenciará o nosso modo de vida (página 68 a 70).
3 – Conclusão
     Produza um texto humorístico com o tema: “Você usa os meios de comunicação ou os meios de comunicação usam você?” (mínimo de 15 linhas).

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Os meios de comunicação promovem mudanças no comportamento das pessoas e grupos sociais.
  • Os meios que servem para a comunicação a longa distância são chamados de telecomunicações; e os que atingem um grande número de pessoas são chamados de meios de comunicação de massa.
  • A televisão e o rádio são as mídias (cada um dos meios de comunicação de massa) com maior abrangência espacial e a maior penetração no público.
  • O direito de transmissão de rádio e televisão a grupos empresariais é uma concessão do governo.
  • A mídia impressa permite que os usuários reflitam sobre o que estão lendo; na  televisão, por receber um volume muito grande de informações e imagens, muitas das vezes fragmentadas e que se sucedem rapidamente, o telespectador tende a ser menos crítico.
  • Os meios de comunicação podem passar uma imagem distorcida ou mesmo mentirosa de um fato pela manipulação da informação.
  • As comunicações promovem alterações na organização do espaço geográfico.
  • Até 1998, o sistema de telecomunicações e telefonia brasileiro era monopólio do Estado (governo), tendo como empresas controladoras a Embratel e a Telebrás. Hoje, o sistema está inteiramente privatizado.
  • A internet é o meio de comunicação que mais cresce no mundo.
  • Devemos desenvolver uma postura crítica frente à propaganda e à forma como os meios de comunicação veiculam os fatos e as notícias.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulos 4 e 5 – A dinâmica da natureza e Os problemas ambientais urbanos

Opção 1
Atividade 1 – Produção de uma revista Recreio
Com os 19 itens indicados no texto, produza as 19 seções da Revista Recreio, com o objetivo de produzir uma Recreio Geográfica.
_ Seção 01 – Curiosidades (pág 4 e 5) – item 01 – A natureza tem suas próprias leis, capítulo 4, página 71 a 75. Verifique as curiosidades existentes no item 1 e produza 6 quadros escritos na forma de perguntas e respostas, com desenhos relacionados.
_ Seção 02 – Teste (pág 6 e 7) – item 02 – O Equador, os trópicos e os círculos, capítulo 4, página 76 a 80. Leia o texto e descubra aspectos que interferem em nossa vida e que possam ser transformados em um teste com 10 perguntas com 3 alternativas. Dê as respostas corretas e o resultado do teste com nº de pontos e comentários.
_ Seção 03 – Bichos (pág 8, 9, 10 e 11) – item 03 – A energia solar, capítulo 4, pág 81 a 83. Criar 2 tipos de quadros: o 1º, informativo, com pelo menos 3 itens e desenhos; o 2º, com conselhos e dicas, com pelo menos 6 itens.
_ Seção 04 – Passatempo (pág 12) – item 04 – A dinâmica da atmosfera, capítulo 4, pág 83 e 84. Criar um passatempo do tipo Enigma, identificando 4 itens.
_ Seção 05 – Games (pág 13) – item 05 – As massas de ar, capítulo 4, pág 85, 86 e 87. Crie um jogo de videogame sobre as massas de ar, dê um título e as dicas sobre como jogá-lo. Lembre-se que na descrição do jogo deve aparecer informações sobre as massas de ar. (incluir desenhos)
_ Seção 06 – Chips e bits (pág 14) – item 06 – O fenômeno “El Nino”, capítulo 4, pág 88 e 89. Crie 4 sites descrevendo aspectos do texto, dê nome ao site e faça apresentações criativas dos assuntos do texto.
_ Seção 07 – Natureza (pág 15 e 16) – item 07 – O ciclo da água, capítulo 4, pág 89. Liste 5 itens e faça 5 desenhos com características sem identificá-los, embaralhe-os e na página seguinte, dê as respostas com outros 5 desenhos e 5 novas informações, mas ligando os itens aos desenhos e informações.
_ Seção 08 – Fazendo arte (pág 18) – item 08 – A hidrografia, capítulo 4, pág 90 a 93. Pensar e dar a receita, passo a passo, de algum trabalho artístico, que possa ser executado, utilizando o assunto do item 08.
_ Seção 09 – Para brincar (pág 19) – item 09 – O solo e o aqüífero (lençol freático), capítulo 4, pág 93 a 95. Pensar algum tipo de truque de mágica (ou jogo) ligado ao assunto do texto e explique-o, passo a passo.
_ Seção 10 – Ciência (pág 20 e 21) – item 10 – A distribuição da vegetação, capítulo 4, pág 95 a 98. Produza uma reportagem sobre o assunto do texto contendo informações, humor, quadros explicativos e conselhos ou dicas.
_ Seção 11 – Passatempo – Cadê? (pág 22 e 23) – item 11 – A importância da vegetação nas grandes cidades, capítulo 5, pág 99 e 100. Formular 10 perguntas, cujas respostas sejam uma só palavra e com elas elaborar um quadro de respostas. Pensar em 9 palavras semelhantes para cada resposta e com as 100 palavras embaralhadas, elaborar o quadro Cadê?.
_ Seção 12 – Férias – Quem quer brincar? (pág 24) – item 12 – A impermeabilização do solo e as enchentes, capítulo 5, pág 101. Criar algum tipo de jogo utilizando o texto.
_ Seção 13 – Mão na massa (pág 25) – item 14 – Os desmoronamentos, capítulo 5, pág 102 e 103. Sugerir modelos de maquetes e as etapas de execução; baseados no texto.
_ Seção 14 – Espaço (pág 26 e 27) – item 13 – A inversão térmica, capítulo 5, pág 102. Produzir uma reportagem com texto principal, desenhos e quadros informativos.
_ Seção 15 – No site (pág 28) – item 15 – O trânsito, capítulo 5, pág 103 e 104. Criar uma página de um site fictício com enquête e informações.
_ Seção 16 – História em quadrinhos (pág 29 a 36) – item 16 – As migrações pendulares e os transportes coletivos (pág. 104); O destino do lixo (pág. 106); O saneamento básico (pág. 109); O meio ambiente e a cidadania (pág. 113); capítulo 5. Produzir uma história em quadrinhos com 24 quadrinhos, 6 de cada item, sobre como os personagens convivem e resolvem os problemas citados nos 4 textos.
_ Seção 17 – Passatempo (pág. 37) – item 17 – Livre, mas com assuntos relacionados aos capítulos 4 e 5. Sugestão: Produzir 2 textos, um correto e o outro com 7 erros geográficos, sobre qualquer assunto relacionado aos capítulos 4 e 5.
_ Seção 18 – Labirinto (pág. 38 e 39) – item 18 – Livre, mas com assuntos relacionados aos capítulos 4 e 5. Sugestão: Procurar um assunto que envolva um processo, isto é, onde para se conseguir alguma coisa, seja necessário percorrer um determinado caminho.
_ Seção 19 – Correio (pág. 40 e 41) – item 19 – Através de cartas fictícias, supostos leitores escreveriam comentando as seções da revista produzida ou dos assuntos estudados.
_ Finalização: Produzir capas (como a de uma revista, não de um trabalho de Geografia), contra-capas com propagandas relacionadas aos assuntos, índice, créditos, um editorial que será a introdução do trabalho e uma conclusão sobre o que entendeu dos assuntos.

Opção 2
Atividade 1 – Revista com reality show com desenhos tridimensionais
     Criar reality show’s, representados por participantes fictícios em que estes disputem provas para saber quem conhece melhor o assunto dos 19 itens dos capítulos 4 e 5. As 19 provas devem ser diferentes.
     Com os 19 itens, montar 19 pranchas tridimensionais, onde os participantes disputem as provas em cenários relacionados aos itens e a cada prova um participante é eliminado, até que na última prancha restem apenas 2 e no final, um vencedor.
     Cole as pranchas, produza uma capa de revista ou livro, produza uma introdução e uma conclusão.

Opção 3 – Utilizada só com o capítulo 4
Atividade 1
1 – De cada um dos 10 itens indicados, determinar o assunto mais importante e sobre ele, elaborar e responder 5 perguntas iniciadas com: como, quando, onde, qual e por que. Fazer também um comentário relacionando as gravuras e os mapas de cada item ao assunto determinado.
2 – Conclusão: Produzir um texto demonstrando as relações entre os elementos da natureza e as conseqüências da interferência humana no meio ambiente ( mínimo de 15 linhas para cada assunto.

Opção 4 – Utilizada só com o capítulo 5
Atividade 1 – Aulas
1 – Dividir os capítulos 4 e 5 em 9 itens, um para cada grupo, que planejará e ministrará uma aula sobre o assunto.
OBS: As aulas não poderão ser expositivas, devem ser interativas (todos os alunos da turma devem participar), criativas, interessantes e divertidas.
2 – Os grupos, quando não estiverem ministrando as aulas, devem estar fazendo anotações sobre o assunto e sobre a qualidade das aulas, criticando e propondo soluções para os problemas identificados.
3 – Conclusão: Produzir um texto, com um mínimo de 20 linhas, com o assunto dos textos e da questão 2 da pág. 114.

Atividade final
No final do capítulo 4, você deve ter aprendido que:
·         Os sistemas naturais são interligados e dinâmicos.
·         As transformações que acontecem na natureza podem ser provocadas por sua própria dinâmica ou por intervenções humanas.
·         Tudo o que acontece na natureza pressupõe a utilização de energia (solar, geotérmica e outras) .
·         A vida se desenvolve na biosfera.
·         Conhecer os movimentos da Terra, as linhas imaginárias, os solstícios e equinócios, as variações do fotoperíodo e as estações do ano é importante para o entendimento da dinâmica atmosférica, da adoção do horário de verão e para o planejamento da posição mais adequada dos imóveis.
·         A ação dos raios solares na superfície do planeta, os diferentes índices de reflexão (albedo) e as conseqüências da urbanização ilustram algumas relações entre o desmatamento, a ocupação desordenada e a qualidade de vida da população, principalmente nas grandes cidades.
·         A energia solar é a grande responsável pelo mecanismo dos ventos e das massas de ar.
·         A inversão térmica é um fenômeno natural que se torna um problema ambiental e de saúde quando acontece nos grandes centros urbanos com problemas de poluição atmosférica.
·         No Brasil existe grande diversidade climática. Na classificação dos climas, destaca-se a importância da ação das massas de ar.
·         O fenômeno "El Nino" provoca grandes alterações climáticas em escala planetária.
·         O ciclo da água e os ventos são responsáveis pela transferência de uma pequena parte da água do oceano para o interior dos continentes.
·         A hipsometria e hidrografia no Brasil (divisores, vertentes, bacias, regime dos rios perenes e temporários, várzeas) mostram uma grande diversidade de situações.
·         A formação dos solos está associada ao intemperismo.
·         A preservação da vegetação é importante para o abastecimento do aqüífero (lençol-d'água) e das nascentes.
·         A vegetação natural é um reflexo das condições de clima, solo e relevo.
·          O desmatamento em grandes proporções provoca mudanças no solo, clima, flora e fauna, etc.
No final do capítulo 5, você deve ter aprendido que:
·         Nas cidades, a formação das "ilhas de calor" cria uma zona de baixa pressão que atrai os ventos da periferia,  o que piora a qualidade do ar no centro quando a periferia apresenta poluição atmosférica. A vegetação, principalmente no interior das cidades, é um importante fator para o equilíbrio climático, porque ameniza as temperaturas e aumenta a umidade do ar.
·         A impermeabilização dos solos aumenta o volume de água das chuvas que escoa pela superfície, o que agrava o problema das enchentes nas cidades.
·         A inversão térmica é um fenômeno natural que se torna um problema somente nos grandes centros urbanos com atmosfera poluída.
·         Os desmoronamentos de encostas ocupadas é mais freqüente nos períodos chuvosos (a defesa civil pode evitar que ocorram desastres).
·          Os congestionamentos de trânsito deterioram a qualidade de vida dos cidadãos; o problema pode ser minimizado com a melhoria dos transportes coletivos.
·         As migrações pendulares são comuns nas regiões metropolitanas e as pessoas que as praticam costumam sofrer com a precariedade dos transportes coletivos.
·         0 lixo, produzido em grandes volumes nas grandes cidades, deve ter um destino final que não comprometa o meio ambiente e a qualidade de vida, o que envolve a ação do governo e dos cidadãos - deve-se evitar o consumismo desenfreado e incentivar projetos de reciclagem e reaproveitamento.
·         O abastecimento de água, a coleta e o tratamento dos esgotos, assim como a coleta e tratamento do lixo, são fatores que determina a qualidade ambiental de uma determinada população ed uma questão primordial de saúde pública.
·         A participação dos cidadãos e da comunidade é muito importante na construção de um meio ambiente saudável.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 6 – Energia e meio ambiente

Opção 1
Atividade 1 – Visita à sub-estação da CEMIG
1 – Relatório
a – O que eu aprendi sobre energia com a visita?
b – O que eu mais gostei na visita?
c – O que eu acho que poderia ser melhor?

2 – Leia as pág.’s 116, 117 e 118, e:
a – Desenhe, passo a passo, o histórico da produção de energia.
b – Responda as 7 questões propostas.

Opção 2
Atividade 1 – Leitura e interpretação do site da CEMIG
1 – Com o item Uso Correto da Energia, faça um texto, com um mínimo de 15 linhas, sobre como utilizar bem a energia elétrica, nas diversas situações (8).
2 – Com os itens Produção, Transmissão e Consumidores, faça desenhos explicando como é produzida, transmitida e consumida a energia elétrica. ( mínimo de 10 desenhos ).
3 – Com os itens Fontes de Energia e Gás, crie uma cruzadinha com um mínimo de 15 letras, explicando o significado de cada palavra.
4 – Com o item Descargas Atmosféricas, crie um acróstico, com pelo menos 10 frases corretas, relacionadas ao assunto.
5 – Com os itens Horário de Verão e Crise de Energia (Uso Racional de Energia), faça um texto na forma de um diálogo, onde dois os mais personagens conversem e discutam sobre os assuntos (mínimo de 18 linhas).
6 – Em uma folha inteira, crie um cartaz de propaganda sobre a CEMIG, englobando todos os assuntos estudados.

Opção 3
Atividade 1 – Energia e meio ambiente
Copiar e responder as 34 questões propostas.

Atividade final
 No final deste capítulo , você deve ter aprendido que:
  • A utilização da energia potencializa o trabalho humano.
  • As desigualdades de renda entre os países, as regiões e as classes sociais provocam grandes desigualdades no consumo de energia.
  • O setor energético é estratégico porque dele depende o funcionamento dos transportes, fábricas, comércio e abastecimento residencial.
  • Cerca de 90% da energia consumida no planeta provém de fontes não-renováveis.
  • Além de ser a principal fonte de energia do planeta, o petróleo é uma importante fonte de matéria-prima para vários tipos de indústrias.
  • A queima de combustíveis fosseis colabora para a ocorrência do efeito estufa e da chuva ácida.
  • No Brasil, o governo controla o setor petrolífero através da ANP, Agência Nacional do Petróleo.
  • A grande maioria das usinas hidrelétricas e termelétricas brasileiras foi construída pelo Estado; atualmente, o setor vem sendo transferido para empresas privadas, por meio de contratos de concessão; a regulamentação e a fiscalização são exercidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
  • A obtenção de hidreletricidade depende do relevo e da disponibilidade de água; o represamento, principalmente de áreas florestais, provoca impactos ambientais.
  • A termeletricidade pode ser obtida utilizando-se energia renovável e não-renovável, poluente ou “limpa”. Há grande versatilidade na escolha do local de instalação de usinas termelétricas.
  • As usinas nucleares não são uma boa alternativa de obtenção de energia elétrica para um país com as potencialidades do Brasil: têm custo de produção elevado apresentam riscos de acidentes e problemas como a destinação do lixo nuclear.
  • Dentre as fontes alternativas de energia somente a biomassa é utilizada em larga escala; a energia solar, a energia geotérmica, e a energia eólica têm sua utilização limitada por fatores naturais de obtenção e/ou custo de captação.
  • Cerca de 60% da energia consumida no Brasil provêm de fontes renováveis.
  • Cerca de 60% do consumo de energia do país devem-se aos setores industrial e de transportes.
  • Devemos desenvolver atitudes que visem evitar o desperdício de energia e valorizar sua disponibilidade.
  • Devemos valorizar o trabalho e a criatividade que nos possibilita usufruir das diferentes formas de energia: e ao mesmo tempo valorizar as formas de energia não poluentes.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 7 – Indústria, sociedade e espaço geográfico

Atividade 1
Responder as 40 questões propostas.

Atividade final

No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
·         O desemprego estrutural atinge de forma mais evidente as regiões de industrialização mais antiga, principalmente as metrópoles do Sudeste.
·         As metrópoles estão se especializando no setor de serviços.
·         Algumas cidades médias e grandes estão recebendo investimentos industriais.
·         A dispersão industrial gera empregos diretos e indiretos e está alterando a direção dos fluxos migratórios.
·         Os principais recursos minerais do Brasil concentram-se em determinadas áreas.
·         A exploração mineral provoca sérios impactos ambientais, principalmente no solo, relevo, hidrografia e atmosfera.
·         As indústrias de transformação se classificam em: bens de produção ou intermediárias, bens de capital e bens de consumo.
·         Os setores industriais do país mostram que o parque brasileiro é diversificado.
·         Os produtos que consumimos podem vir de atividades primários ou secundários, já o comércio e a prestação de serviços são atividades terciárias.
·         Nas regiões modernizadas, há uma grande integração do campo com as cidades, já nas mais atrasadas a industrialização da zona rural causa o desemprego estrutural.
·         O comércio exterior brasileiro envolve produtos primários, agroindustriais e manufaturados.
·         A educação pode desempenhar um importante papel no combate ao desemprego estrutural e conjuntural.
·         O número médio de anos de estudos dos trabalhadores brasileiros é muito baixo, quando comparado com o índice de outros países, tanto desenvolvidos quanto alguns subdesenvolvidos.
·         Devemos valorizar as ações comunitárias e as políticas de combate ao desemprego e demais problemas sociais.
·         Devemos valorizar o papel da escola e da educação para o enfrentamento das questões sociais.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 8 – O espaço agrário brasileiro e os problemas sócio-econômicos

Opção 1
Atividade 1
A – Com cada uma das 9 partes indicadas formular e responder 4 perguntas iniciadas com: onde, quando, quem, como e por que; produzir 3 desenhos relacionados ao assunto e uma conclusão.
B – Relacione o texto da pág. 177 com a questão agrária brasileira.
C – Produza um texto com suas conclusões sobre o espaço agrário brasileiro e seus problemas (mínimo de 30 linhas).

Opção 2
Atividade 1    
Produzir um álbum com as seguintes atividades:
Parte 1 – A distribuição e o uso das terras no Brasil – Colagem em forma de um mosaico com comentários.
Parte 2 – Quem é o trabalhador agrícola: - 2 cartas com um mínimo de 15 linhas cada.
Parte 3 – A poluição química – Poesia.
Parte 4 – A erosão dos solos – Texto narrativo sobre uma viagem, com um mínimo de 20 linhas e 5 ilustrações coloridas.
Parte 5 – Subnutrição e fome – Entrevista com ficha técnica, mínimo de 15 perguntas e conclusão do entrevistador.
     O álbum deverá ter uma capa criativa, uma introdução e uma conclusão, com um mínimo de 15 linhas cada.


Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A organização da estrutura fundiária mostra a concentração da terra em mãos de poucos.
  • Os pequenos proprietários, com poucas exceções, não conseguem obter renda suficiente para seus gastos cotidianos.
  • Nas pequenas propriedades, a mão-de-obra fica ociosa em determinados períodos, enquanto nas grandes propriedades improdutivas há um desperdício de terra.
  • A eficiência dos sistemas de transportes permite maior especialização regional de produção, antigamente os cinturões verdes das grandes cidades tinham uma produção mais diversificada que a atual.
  • Nas pequenas e médias propriedades, o índice de aproveitamento da terra é maior que nas grandes.
  • Nas grandes propriedades se destacam a pecuária e os cultivos para a exportação, mas muitas propriedades com mais de 1000 há são improdutivas.
  • A exportação de produtos agrícolas é importante para o ingresso de capital na economia brasileira.
  • O Brasil importa alimentos.
  • A maior parte da mão-de-obra do campo é constituída por pequenos e médios proprietários; 10% são assalariados permanentes e 10% são temporários; existem milhares de famílias de trabalhadores sem terra.
  • Os conflitos no campo são resultado da exclusão social.
  • A reforma agrária tem um papel social e econômico.
  • A erosão dos solos provoca problemas ambientais e a inutilização de áreas produtivas.
  • A expansão das fronteiras agrícolas no Centro-Oeste e Amazônia esteve associada à abertura de rodovias, muitas famílias foram assentadas em áreas desprovidas de infra-estrutura e praticavam a agricultura itinerante, o que deu origem a diversos conflitos.
  • A fome é resultado de estruturas sociais injustas e da concentração de renda.
  • O consumo diário de 2200 calorias não significa que uma pessoa esteja bem alimentada.
  • A “indústria da seca”  tem raízes históricas e as estruturas políticas garantem a sua manutenção.
  • Devemos compreender o valor e a função econômica e social das pequenas propriedades, e que os conflitos sociais são resultado de uma política excludente.
  • Devemos compreender, criticar e analisar alternativas para as questões: atual estrutura fundiária brasileira, questões ambientais e a “indústria da seca”.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 9 – Meios de transporte e a organização do espaço geográfico

Atividade 1
     Produzir um diário de viagem na forma de uma álbum, com capa, introdução, 3 partes e conclusão.  
     Parte 1: Produzir uma história, escrita na forma de uma carta, onde um personagem qualquer, conte uma viagem pelo Brasil. Na carta, você deve ressaltar a importância dos meios de transporte na organização e estruturação do espaço brasileiro, e o seu personagem deve utilizar os 4 principais meios de transporte, e comentar e explicar como e onde são utilizados, suas características e problemas em nosso país. (mínimo de 50 linhas).
     Parte 2: Mapa como caminho percorrido com legenda determinando o meio de transporte utilizado.
     Parte 3: Álbum com 12 fotografias da viagem mostrando o personagem, o local e o meio de transporte utilizado.


Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A organização dos sistemas de transporte é fundamental na estruturação da rede urbana e do espaço geográfico.
  • A modernização e a dispersão territorial das redes de transportes permitem a dispersão espacial das indústrias.
  • Os sistemas de transportes se estruturam nas escalas local, regional, nacional e mundial.
  • No transporte de cargas pelo território nacional predomina o rodoviarismo, embora sua participação esteja diminuindo.
  • O transporte rodoviário é o que apresenta maior consumo de energia, mas apresenta grande versatilidade.
  • A mais densa rede de transportes está localizada na região Sudeste.
  • A circulação de veículos é regulamentada pelo Código Brasileiro de Trânsito, instituído em 1998.
  • Os transportes ferroviário e hidroviário de cargas permitem o deslocamento de grandes volumes a longas distâncias com menor consumo de energia e fretes mais baratos.
  • Os trens de superfície e subterrâneos (metrô) poderiam ser um eficiente meio de transporte de passageiros nas grandes cidades.
  • Vêm aumentando a utilização das hidrovias fluviais e o transporte de cabotagem.
  • A construção de eclusas permite a navegação em rios que correm em relevos acidentados.
  • O transporte aéreo de cargas, com poucas exceções, só é viável para as mercadorias de pequeno volume e alto valor.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 10 – Brasil: regionalização e globalização

Opção 1
Atividade 1
1 – De cada uma das 10 partes indicadas produzir:
a – Uma sínteses com um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas.
b – um desenho colorido com o maior número possível de detalhes que transmitam as informações do texto.

2 – Produzir uma história em que os personagens vivam em um contexto com as informações do capítulo (mínimo de 30 linhas).

Opção 2
Atividade 1
Produzir uma peça de teatro com 10 sinopses e 10 cenas, lembrando que cada cena deve ter especificado o cenário, o figurino e as falas de cada personagem e que a peça deve ter 10 capítulos e começo, meio e fim. A capa deverá ser um cartaz anunciando o espetáculo.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Os estados da federação têm autonomia política, administrativa e judiciária, mas subordinados à esfera federal.
  • Existem grandes desigualdades na representação política entre as unidades da federação.
  • As atribuições dos três poderes são diferentes.
  • 90% dos municípios brasileiros têm menos de 50 mil habitantes.
  • Embora esteja entre as 10 maiores economias do mundo, a participação do Brasil no comércio mundial é reduzida.
  • A abertura econômica, iniciada nos anos 90, provocou a falência de muitas empresas nacionais e a modernização de outras.
  • Em 1991, foi criado o Mercosul e está havendo um redirecionamento dos fluxos com aumento da participação dos países membros no comércio exterior brasileiro.
  • No período de 1988-1998, a Argentina foi o país que mais aumentos a participação no comércio exterior brasileiro, mas a partir de 1999 começaram a ser adotadas medidas protecionistas que visavam modificar essa situação.
  • A globalização é um processo que tem um grande impacto nas esferas econômica, social, cultural, tecnológica, ambiental, etc.
  • Devemos valorizar os movimentos pela demarcação e respeito pelas áreas de preservação ambiental e pelas terras indígenas.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).