Planos de Aulas de Geografia - Antiga 8ª série - Atual 9º ano


Projeto a ser desenvolvido durante o ano

Estudo sobre os continentes do mundo: Durante os bimestres, em grupos, os alunos desenvolverão em estudo sobre os países americanos, no que se refere aos aspectos físicos, demográficos, políticos e econômicos, com mapas coloridos, legendados e comentados sobre cada um dos aspectos citados. As atividades deverão ter uma capa criativa, na forma de um cartaz de propaganda vendendo a região estudada, uma introdução explicando a atividade, e uma conclusão sobre o que entendeu do assunto, com um mínimo de 20 linhas cada.
2005
1º Bimestre – Américas
2º Bimestre – Europa
3º Bimestre – Ásia
4º Bimestre – África, Oceania e Antártida

2006
1º Bimestre – Europa
2º Bimestre – Ásia
3º Bimestre – África
4º Bimestre – Oceania e Antártida

Revisão do conteúdo da 7ª série

     Produzir um texto simulando um contexto, onde um dos personagens, que vive viajando entre os países ricos e participando ativamente do processo de globalização, encontre com um personagem que desconhece o processo de globalização. O texto deverá ser humorístico. (Mínimo de 30 linhas)


Capítulo 1 – O Capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial

Opção 1
Atividade 1 – Revisão do conteúdo de globalização
1 – Reescreva resumidamente os 12 parágrafos do texto “Globalização, uma nova utopia” (não é texto do livro, providenciar), utilizando um dicionário.
2 – Comente cada um dos 12 parágrafos.
3 – Responda as 2 questões do final do texto.

Atividade 2 – Conclusão da revisão do conceito de globalização
1 – Produza um texto, com um mínimo de 25 linhas, sobre a globalização, incluindo em seu texto os conceitos de corporações transnacionais, revolução tecnocientífica, desemprego estrutural, novos empregos e blocos econômicos.

Atividade 3 – Análise das gravuras e gráficos do capítulo 1
1 – Explique a gravura da pág 10, propondo um novo título.
2 – Observe os esquemas das pág.’s 14 e 15 e explique a evolução do capitalismo.
_ Responda as questões 1 e 2 da pág. 15, renumerando-as para 3 e 4.
5 – Explique o gráfico da pág. 17, explicando os conceitos: decolagem, maturidade e consumo de massa.
6 – Observe a tabela e o gráfico da pág. 25 e tire 1 conclusão de cada.
7 – O que é o G-7? Explique sobre a sua atuação.
8 – Leia o texto das páginas 27, 28 e 29 e produza um resumo, retirando primeiro as idéias principais de cada um dos 10 parágrafos.
9 – Explique a oposição entre o neoliberalismo e o keynesianismo . Explique qual das duas doutrinas você considera melhor e o por quê.

Atividade 4 – Conclusão do capítulo 1
1 – A política do governo Fernando Henrique Cardoso baseou-se em: privatização de empresas estatais, maior abertura da economia aos investimentos e produtos estrangeiros, redução do tamanho do Estado e outras medidas. Esse tipo de política segue, em linhas gerais, que tipo de doutrina econômica?
2 – A principal conseqüência positiva da política de FHC foi o controle dos preços dos produtos, o controle da inflação. Pode-se acrescentar também que com a privatização o governo economizou dinheiro que gastaria com as antigas empresas estatais, caso tivessem prejuízo. As conseqüências negativas foram a falência de muitas empresas e o aumento do desemprego. Pode-se acrescentar ainda que durante este período aumentos ou déficit na balança comercial do país, tornando-o dependente de empréstimos estrangeiros para fechar suas contas externas. Isso acabou provocando uma crise econômica em 1999, obrigando o país a recorrer a empréstimos do FMI. Comente tanto o lado positivo, quanto o negativo dessa política.
3 – O FMI, nas épocas de crise dos países associados, concedeu empréstimos de bilhões de dólares e, para garantir o pagamento posterior, impôs um receituário econômico que os governos desses países tiveram de seguir. Esse receituário baseou-se em que doutrina econômica? Comente os efeitos dessa política em seu dia-a-dia.
4 – O FMI concede empréstimos aos países em crise e depois passa a monitorar suas economias com o objetivo de garantir o pagamento da dívida contraída. Este monitoramento é bom para os países em crise ou para os países do G-7, que tem dinheiro investido nos países endividados? Comente sua resposta.
Neste capítulo, estudamos que:
- até o início da expansão do capitalismo, a maioria dos povos vivia restrita no lugar onde vivia, mas, atualmente, o espaço planetário está interligado;
- a globalização estabelece-se em redes, mas não são todos os lugares e pessoas que participam dos seus fluxos;
- o neoliberalismo é a doutrina econômica da globalização.
5 - Produza um texto, em forma de uma carta ao presidente Lula, comentando sobre as atuais medidas do seu governo, reconheça se são neoliberais ou não, e procure indicar caminhos para o país, em seu governo. Utilize as informações do texto acima. (mínimo de 30 linhas)

Opção 2
Atividade 1
1 – Definir: capitalismo comercial, Revolução Comercial, Revolução Industrial, Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial, rede mundial de telecomunicações, capital financeiro, truste, cartel, liberalismo, crise de 1929, keynesianismo, Acordo de Bretton Woods, Fundo Monetário Internacional, Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, Acordo Geral de Tarifas e Comércio, Organização Mundial do Comércio, multinacional, holding, G-7, G-8, Guerra Fria, robô, telecomunicações, Terceira Revolução Industrial, neoliberalismo, e estado do bem-estar social (welfare state).
2 – A história da globalização é também a história do capitalismo e vocês vão reescrevê-las, utilizando os textos das páginas 14 a 30, em seu texto deverá conter as definições da questão 1.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Até o início da expansão do capitalismo, a maioria dos povos vivia restrita à escala do lugar, mas atualmente o espaço planetário está interligado.
  • A globalização estabelece-se em redes, mas não são todos os lugares e pessoas que participam dos seus fluxos.
  • O capitalismo evoluiu seguindo estas etapas: capitalismo comercial, capitalismo industrial, o imperialismo, o liberalismo, o capitalismo financeiro, a formação dos grandes trustes, o keynesianismo, período técnico-científico, formação de organismos internacionais, expansão das multinacionais, globalização, aceleração dos fluxos de capitais, pessoas, mercadorias e informações.
  • O neoliberalismo é a doutrina econômica da globalização.
  • Devemos demonstrar interesse pelos acontecimentos econômicos nacionais e mundiais, devido à integração dos fatos que acontecem no mundo.
  • Devemos demonstrar interesse pelos acontecimentos históricos para a compreensão dos fatos do presente.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 2 – Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Opção 1
Atividade 1 – Estudo sobre o desenvolvimento brasileiro
1 – Produzir um estudo sobre o desenvolvimento brasileiro, com os seguintes itens:
- Definição:
- Características:
- Causas Internas:
- Causas Externas:
- Instrumentos de Medida:
- Tipos:
- Relações com a Ecologia:
Obs: - Em todos os itens, utilizar a realidade brasileira para exemplificar.
        - Produzir desenhos coloridos para ilustrar cada item.

Atividade 2 – Produção de uma história
     Realizar a atividade proposta no item “Responda e discuta” da pág. 50, produzindo uma história passada no ano de 2030, onde os personagens comentem sobre a sua vida e de seus familiares e de como o Brasil superou o subdesenvolvimento.

Opção 2
Atividade 1 – Estudo sobre o desenvolvimento brasileiro
1 – Produzir um estudo sobre o desenvolvimento brasileiro, com os seguintes itens:
- Definição:
- Características:
- Causas Internas:
- Causas Externas:
- Instrumentos de Medida:
- Tipos:
- Relações com a Ecologia:
Obs: - Em todos os itens, utilizar a realidade brasileira para exemplificar.
        - Produzir desenhos coloridos para ilustrar cada item.

Atividade 2 – Análise de tabelas, gráficos, textos e mapas do capítulo 2
1 – Observe as 11 gravuras do capítulo e a partir das suas conclusões, produza um texto sobre o tema: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento.
2 – Observe as 5 tabelas e gráficos e tire 2 conclusões de cada.
3 – Explique o quadro da página 45.
4 – Leia os textos: “Os ultra-ricos”, pág 41; “O Terceiro Mundo ainda existe”, pág 46; “Relatório do Desenvolvimento Humano” e “Plano de Ação” pág’s 49 e 50; e tire uma conclusão de cada.
5 – Copie e responda as questões da pág 50.

Atividade final
No final deste capítulo você deve ter aprendido que:
  • O subdesenvolvimento tem origens históricas.
  • Quatro quintos da humanidade vivem em países subdesenvolvidos.
  • O subdesenvolvimento tem causas estruturais, internas e externas, e não é uma etapa para o desenvolvimento.
  • O sistema capitalista agrava as desigualdades sociais.
  • O IDH sintetiza três importantes indicadores socioeconômicos: renda per capita, expectativa de vida e índices de escolaridade.
  • A distribuição da renda é desigual nos diversos países do mundo.
  • As principais características do subdesenvolvimento.
  • Os países subdesenvolvidos são heterogêneos.
  • Existe uma DIT e sua relação com o surgimento dos países emergentes.
  • Existem organismos internacionais com papéis determinados no mundo atual.
  • Terceiro Mundo, desenvolvimento, subdesenvolvimento e ecologia têm suas próprias definições.
  • Devemos demonstrar interesse pelos problemas enfrentados pelos brasileiros devido ao subdesenvolvimento do país.
  • Devemos demonstrar uma postura crítica frente às desigualdades sociais e econômicas, que são maiores nos países subdesenvolvidos.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 3 – A cartografia do espaço geográfico mundial

Opção 1
Atividade 1
1 – Leia o texto: “As representações do mundo”, pág 51 e 52 e responda:
a) O que o texto me diz?
b) O que eu penso sobre isso?
2 – Leia o texto: “O mundo visto pelos conquistadores”, pág 53 a 55 e responda:
a) O que é etnocentrismo?
b, c e d) questões da pág 55.
3 – Explique o que é uma projeção cartográfica? Pág 56
4 – Lendo o texto:”Distorcendo a bola”, pág 57, responda se o planisfério de Mercator é etnocêntrico.
5 – Após ler os textos das pág’s 58 e 59, compare o planisfério de Mercator e o de Peters, e tire 3 conclusões.
6 – Leia o texto: Norte X Sul (pág. 59) e observe o mapa “Conflito Norte X Sul” e tire 1 conclusão de cada.
_ Copie e responda as questões 1 e 2 da pág. 60, renumerando-as, 7 e 8.
9 – Leia os textos: “O mundo visto de qualquer lugar” e “O mundo da ONU” e responda de cada um:
a) O que o texto me diz?
b) O que eu penso sobre isso?
10 – Responda o “Reflita e responda” da pág. 62.
_ Copie e responda as questões 1 e 2 da pág. 64, renumerando-as, 11 e 12.

Opção 2
Atividade 1
1 – Comentar sobre a possibilidade de representar uma esfera em um plano.
2 – Comentar que as esferas não tem lados.
3 – Citar os tipos de projeções, desenhando, colorindo-as e comentando sobre suas vantagens e desvantagens.
4 – Produzir uma campanha publicitária sobre a projeção determinada para vendê-la como a melhor. Sua campanha publicitária deverá ser composta por peças publicitárias para televisão, rádio, revista, out-door; e deve conter slogan, jingles, cartazes, etc.
5 – Conclusão
a) Comente de maneira geral os comerciais apresentados, identificando aspectos positivos e negativos.
b) Sintetize em uma única frase uma conclusão para o capítulo estudado.
c) Produza um texto, com um mínimo de 10 linhas, sobre a utilidade prática desses conhecimentos em nosso dia-a-dia.


Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Existem visões teocêntricas e etnocêntricas nas representações cartográficas.
  • O mapa de Mercator é fruto de um contexto histórico e suas utilizações práticas.
  • Não existe parte de cima ou de baixo em uma esfera.
  • Ocorreram conseqüências culturais na colonização européia na América, na Ásia e na África.
  • Existem diversos tipos de projeções cartográficas, cada uma com suas distorções.
  • O mundo pode ser visto de forma diferente pelos países subdesenvolvidos e pelas atuais potências econômicas.
  • Devemos demonstrar interesse em analisar o contexto em que foram criados os diferentes tipos de projeções cartográficas e a utilidade de cada um.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 4 – Os principais fluxos de globalização

Atividade 1
Copiar e responder as 29 questões propostas.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A modernização dos transportes e das comunicações é a base técnica do processo de globalização.
  • A globalização é um processo em andamento e possui várias dimensões: social, cultural, política, econômica, entre outras.
  • Existem fluxos de capitais produtivos e sua distribuição espacial.
  • As corporações multinacionais e os organismos internacionais possuem um papel importante no processo de globalização.
  • Os fluxos de investimentos produtivos são distribuídos diferentemente pelos países do mundo.
  • Os fluxos de mercadorias também têm sua distribuição espacial.
  • O comércio internacional cresce mais que o produto mundial bruto.
  • Existem países mais atuantes no comércio mundial, e que a OMC tem um papel importante neste comércio.
  • Existem fluxos de informações e pessoas e suas distribuições espaciais.
  • Existem barreiras ao fluxo de imigrantes.
  • A globalização não é para todos.
  • Devemos demonstrar interesse pelos vários fluxos da globalização, pois eles provocam impactos no cotidiano das pessoas, em vários lugares do mundo.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 5 – As cidades globais

Opção 1
Atividade 1
     Produzir um “álbum de fotografias” com 36 fotos, sendo 18 de uma cidade global e 18 de uma megacidade. As fotos devem ser sobre as características principais e devem ser explicadas por pequenos textos.
     As “fotos” são desenhos coloridos do tamanho de fotografias ( 1 folha de sulfite cortada em 4 ) e devem ser explicadas no verso.
     Produzir uma introdução, uma conclusão e um álbum para as fotos.

Atividade 2
1 – Copiar e responder as 12 questões do livro.
2 – Produzir um texto, na forma de um diálogo, entre 2 personagens habitantes de uma cidade global e de uma megacidade, o assunto deverá ser baseado na questão 12.

Opção 2
Atividade 1
     Produzir 2 entrevistas fictícias com habitantes de cidades globais e megacidades. Cada entrevista deverá conter uma ficha de apresentação, 15 perguntas relacionadas as características das cidades e de uma conclusão do entrevistador.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Existem megacidades e cidades globais.
  • As megacidades e cidades globais estão distribuídas desigualmente pelo mundo.
  • As megacidades e cidades globais estão relacionadas aos fluxos da globalização.
  • O aumento das desigualdades e a posição das pessoas no lugar restringem sua conexão.
  • A globalização é desigual dentro de um mesmo país, região ou cidade.
  • A população de baixa renda está excluída dos fluxos de globalização.
  • Devemos valorizar o contato real ou virtual, entre povos e culturas, respeitando as diferenças.
  • Devemos valorizar o exercício pleno da cidadania como forma de melhorar o lugar onde se vive.
  • Devemos desenvolver uma postura crítica frente às desigualdades que restringem a participação social, econômica e política de parcelas significativa da população.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 6 – Um mundo de extremos

Opção 1
Atividade 1
Copiar e responder as 29 questões propostas.

Atividade 2
Pesquisar o que se pede nas páginas 105 e 106 do livro.

Opção 2
Atividade 1
1 – Planejar e ministrar uma aula sobre o tema determinado, observando o seguinte:
a) a aula é de 50 minutos.
b) ela deverá ser interessante, divertida, criativa, não pode ser expositiva, ou seja, uma aula da maneira que você sempre quis participar.
2 – Conclusão:
a) das aulas: produzir um consolidado, aula por aula, levantando os pontos positivos e negativos de cada uma, e comparando com as aulas dos professores.
b) do conteúdo: produza um texto sobre os seguintes itens: os principais fatores de inclusão e exclusão nos fluxos de globalização, os tecnopolos, a marginalização que não atinge apenas o mundo subdesenvolvido, e o papel da educação, da pesquisa e do desenvolvimento na vida das pessoas. O texto deverá ser na forma de um diálogo.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Alguns fatores favorecem à integração ou à marginalização no processo de globalização.
  • Os países que comandam a globalização são os mais industrializados e os que mais investem em pesquisa e desenvolvimento.
  • Os tecnopolos estão relacionados à revolução técnico-científica.
  • O Estado, as universidades e as empresas privadas participam na geração e gestação dos tecnopolos.
  • Existem vários tecnopolos espalhados pelo mundo e pelo Brasil.
  • Dentro do processo de globalização existem desigualdades e excluídos.
  • Na economia mundial, as matérias-primas estão se desvalorizando, e o conhecimento, agregando cada vez mais valor às mercadorias e serviços.
  • O continente africano é o mais excluído da globalização.
  • A globalização aumentou o desemprego, a terceirização e a flexibilização das relações de trabalho.
  • Devemos valorizar a educação como pré-requisito para a inserção no mercado de trabalho e para o acompanhamento do acelerado ritmo de gestação de novos conhecimentos.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 7 – Estado Nacional e Globalização

Opção 1
Atividade 1
1 – Planejar e ministrar uma aula sobre o tema determinado, observando o seguinte:
a) a aula é de 50 minutos.
b) ela deverá ser interessante, divertida, criativa, não pode ser expositiva, ou seja, uma aula da maneira que você sempre quis participar.
2 – Conclusão:
a) das aulas: produzir um consolidado, aula por aula, levantando os pontos positivos e negativos de cada uma, e comparando com as aulas dos professores.
b) do conteúdo: produza um texto sobre os seguintes itens: os processos que levaram o mundo a dividir-se em continentes e países, a evolução do Estado (desde o absolutista, passando pelo nação, até chegar a sua mundialização), a organização do Estado, a diferença entre Estado, país e nação, e a importância do Estado na consolidação da democracia e seu papel na globalização. O texto deverá estar na forma de uma história, onde o personagem principal é o Estado.


Opção 2
Atividade 1   
Produzir um álbum com as seguintes atividades:
Parte 1 – Um mundo dividido em estados – Entrevista com ficha técnica, mínimo de 15 perguntas e conclusão do entrevistador.
Parte 2 – A origem do Estado Moderno – Produzir uma história infantil, onde o personagem principal é o Estado, com um mínimo de 20 linhas e 6 ilustrações coloridas.
Parte 3 – A organização interna do estado nacional  – Produzir um texto, na forma de uma discussão entre 3 personagens, sobre: os elementos que compõe um Estado, o melhor regime político, a melhor forma de governo, e sobre a construção da identidade nacional.
Parte 4 – O Estado e a globalização – Produzir 4 cartas entre 2 amigos, comentando o assunto do texto.
Parte 5 – Trecho da Constituição Federal (pág. 129) – Produzir uma conclusão, com um mínimo de 30 linhas.
     O álbum deverá ter uma capa criativa, uma introdução e uma conclusão, com um mínimo de 15 linhas cada.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Existem seis continentes na Terra.
  • Limites demarcam as fronteiras entre os países, e podem ser acidentes geográficos ou linhas geodésicas.
  • Os menores países não são vistos nos mapas-múndi porque estes, em geral, são feitos em escala muito pequena.
  • Território é uma extensão da superfície da Terra sob o controle de um povo ou de um Estado.
  • O Estado moderno surgiu entre os séculos XV e XVIII, como resultado da ascensão da burguesia ao poder e de sua aliança com o rei.
  • O colonialismo foi resultante da necessidade de expansão do capitalismo comercial.
  • O imperialismo foi resultante da necessidade de expansão do capitalismo industrial.
  • Durante o imperialismo ocorreu a partilha da África e da Ásia entre as potências européias.
  • A Revolução Francesa e a Revolução Americana foram importantes marcos para a consolidação do Estado-nação, do regime republicano e de democracia.
  • Os regimes políticos e as formas de governo têm suas características próprias.
  • O Estado é fruto do controle, reconhecido internacionalmente, de um povo sobre um território.
  • O Estado tem a soberania sobre o território exercida por meio das forças armadas e de leis que regulam a vida social e econômica.
  • A lei máxima do país, à qual todas as outras leis se submetem, é a Constituição.
  • São atribuições do Estado: emitir moeda, controlar a taxa de câmbio, garantir educação e saúde básicas, etc.
  • São símbolos do Estado-nação, entre outros a bandeira e o hino nacionais.
  • O Estado brasileiro está organizado em três instâncias: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário; e em três esferas: federal, estadual e municipal.
  • O Brasil, segundo a Constituição, é um Estado democrático de direito.
  • Devemos valorizar a democracia e seus mecanismos de funcionamento.
  • Devemos desenvolver um espírito crítico em relação à participação dos representantes do povo.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 8 – Os principais blocos econômicos

Opção 1
Atividade 1 – Relatório do vídeo O Mundo Moderno
     Produzir um relatório, segundo o modelo apresentado, sobre o vídeo O Mundo Moderno, da série Grandes Impérios e Civilizações.

Atividade 2
Copiar e responder as 32 questões propostas.

Opção 2
Atividade 1
Produzir um álbum de propagandas, com as seguintes peças publicitárias:
Parte 1 – Um mundo organizado em blocos – Texto explicando a atividade e os 4 tipos de blocos.
Parte 2 – Peça para rádio com jingle e texto.
Parte 3 – Peça para televisão com jingle, imagens e texto.
Parte 4 – Out-door, com imagem e texto de leitura rápida.
Parte 5 -  Cartaz, com slogan, figura e texto.
Parte 6 – Peça para revista com slogan, figura e texto grande.
     As partes são: União Européia, Nafta, Alca, Mercosul, Ásia e bacia do Pacífico, e África. Você pode escolher qual tipo de propaganda utilizará em cada uma das partes e repetirá o tipo que quiser.
     O álbum deverá ter uma capa criativa, uma introdução explicando ao seu cliente o seu trabalho e uma conclusão sobre o que entendeu do assunto.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Com o fim da Guerra Fria e a emergência da globalização, formaram-se blocos econômicos, para a expansão dos fluxos.
  • Nas ZLC, os produtos circulam livremente.
  • Nas uniões aduaneiras, além do livre comércio, é adotada uma tarifa externa comum.
  • Num mercado comum, além do livre comércio e da tarifa externa comum,
               há livre circulação de capitais, serviços e pessoas.
  • Numa união econômica e monetária, além das características acima expostas, há a adoção de uma moeda única e padronização das políticas macroeconômicas.
  • Quanto maior a integração, maior é a perda de soberania dos estados participantes.
  • Existem diversos exemplos de blocos econômicos no mundo atual, os países que os formam e suas características.
  • Devemos valorizar as ações conjuntas na busca de melhores perspectivas para as economias dos países latino-americanos.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 9 – A fragmentação política do mundo
Opção 1
Atividade 1
Copiar e responder as 29 questões propostas.

Opção 2 – Capítulos 9 e 10
Atividade 1
Produção de um jornal com primeira página e 2 cadernos, um para cada capítulo. A página principal deverá conter o nome do jornal, seu slogan, data, 7 reportagens com manchete e lide; sendo que uma delas deverá ser a manchete principal, sendo portanto ilustrada. A página 2, um ou mais editoriais, relacionados aos assuntos. Nos cadernos, reportagens sobre os assuntos: 7 no primeiro e 7 no segundo (o que?, quando?, onde?, por que?, como?, e conclusão); 2 textos opinativos sobre um determinado assunto de cada caderno; e 7 gravuras ou mapas para cada caderno. O jornal deverá ser diagramado, e todos os espaços em branco cobertos com propagandas.

Atividade final
No final deste capítulo você deve ter aprendido que:
  • A divisão política dos países é dinâmica ao longo da história, com fragmentações e unificações.
  • Globalização e fragmentação são fenômenos simultâneos.
  • Os movimentos separatistas buscam autodeterminação, controle sobre o território, e a constituição de um Estado sob seu controle.
  • Existem conceitos de etnia, povo, população e nação.
  • Diversos Estados, povos e regiões como a União Soviética, Oriente Médio, etc, passaram recentemente ou ainda lutam por processos de unificação ou fragmentação.
  • Devemos valorizar e respeitar a diversidade étnica no Brasil e no mundo.
  • Devemos perceber que há várias possibilidades de enfocar uma questão e que a internet é um importante meio para a difusão de pontos de vista diferentes do enfoque dominante.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 10 – Impactos ambientais globais e as lutas pela preservação

Opção 1
Atividade 1
De cada uma das 12 partes indicadas, formular e responder 4 perguntas iniciadas com: onde, como, qual (is) e por que. Produza também uma conclusão pessoal para cada parte.

Atividade final
No final deste capítulo você deve ter aprendido que:
  • Os impactos ambientais locais atingiram proporções planetárias.
  • Após as Revoluções Industriais houve uma grande aceleração no ritmo de agressões ambientais,  provocadas pelo desenvolvimento das atividades econômicas.
  • Existem impactos em escalas local, regional e global.
  • O efeito estufa apresenta desdobramentos em escala global.
  • Determinados países são os principais emissores de gases-estufa na atmosfera.
  • O buraco na camada de ozônio apresenta conseqüências em escala global.
  • Há disponibilidade limitada das fontes de água doce.
  • O consumismo das sociedades urbano-industriais está relacionado à limitação dos recursos naturais.
  • Os países desenvolvidos são os que mais consomem energia e outros recursos naturais.
  • Ocorreu a globalização das lutas ambientais.
  • A cidadania é importante na solução de problemas ambientais e socioeconômicos.
  • Devemos desenvolver uma postura crítica em relação á agressão ao meio ambiente e de ações práticas na busca de um ambiente mais saudável em escalas local, regional e mundial.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).